sábado, 30 de janeiro de 2016

Visão espacial: enxergando o que poucos veem em Desenho


Desenho Técnico


Na arquitetura, na engenharia e no design ou desenho industrial, os desenhos técnicos são feitos por profissionais capazes de representar a ideia de um produto através de formas, dimensões e posições. Os projetistas utilizam-no para se comunicar com o fabricante e seu objetivo é atender as diferentes necessidades dessas áreas do conhecimento.

A diferença entre desenho artístico e técnico é que o primeiro é capaz de produzir emoções e retratar o mundo do artista, já o técnico facilita, descreve e representa uma ideia por meio de regras e procedimentos.

Números, linhas, símbolos, letras em conjunto são descritos internacionalmente e através de várias normas é a linguagem gráfica que facilita o entendimento dos desenhos.

Para interpretar e executar o desenho técnico, é necessário passar por um treinamento adequado. É esse profissional que irá transcrever figuras planas, a fim de representar formas espaciais. É preciso enxergar o que não se vê e ter capacidade para entender as figuras. A essa perspectiva, dá se o nome de visão espacial.

A visão espacial: enxergando o que poucos veem

Conceituada como um tipo de percepção mental de formas espaciais, todos possuem esse dom de enxergar; porém, uns possuem mais facilidade em enxergar a partir de figuras planas e outros não. A habilidade de percepção por meio das figuras é possível quando o indivíduo desenvolve uma série de exercícios.

Por meio da visão espacial, ao imaginarmos uma casa, fechando os olhos, é possível saber sua proporção, suas formas e medidas sem estar vendo-a fisicamente.
Cursos de Desenho Técnico

Existem diferentes instituições que oferecem cursos de desenho técnico. Geralmente eles abordam conceitos de desenho voltados para Arquitetura e Engenharia. Além de conhecer a linguagem do desenho, o indivíduo aprenderá como representar projetos e fazer a leitura dos mesmos, utilizando instrumentos e suportes adequados.

Os profissionais terão habilidades que poderão ser usadas nos mais diferentes segmentos industriais. Por exemplo, na área da Construção Civil, o desenhista poderá auxiliar um arquiteto na elaboração de plantas. Na mecânica, poderá fazer representações de vários sistemas mecânicos.

Apesar de serem oferecidos cursos técnicos de desenho, as Faculdades de Arquitetura, Engenharia e Design podem oferecer o desenho técnico como uma das disciplinas dos cursos.

É imprescindível o desenhista ter um traçado bom, saber aplicar as técnicas e conhecer bem sobre geometria, pois isso facilitará a interpretação de seus projetos. O curso geral de desenho técnico dura, em média, de 200 a 400 horas.

Além disso, o próprio curso pode oferecer especializações para o aluno se aprofundar em determinado segmento. Por exemplo, de desenho técnico, pode-se fazer Eletromecânica, Eletrônica, Desenhistas e Projetistas para Construção Civil, etc. Alguns desses cursos são oferecidos pelo SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário