sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Currículo para um bom Cadista

Um bom cadista


Para ser um bom cadista, é importante estudar, praticar muito, sempre estar atento às mudanças e exigências do mercado, ver as novidades e sempre se atualizar quanto aos softwares.Na prática, o cadista é a pessoa responsável por desenhar ou fazer o projeto em um software CAD, conforme as especificações do projetista ou engenheiro. Ele pode, entre outras atividades, elaborar desenho de plantas, cortes e fachadas, inserir propriedades nos objetos (cores, camadas e espessuras), criar e aplicar cotas e desenvolver projeto para aprovação em prefeitura e até mesmo desenhos cartográficos.
Porém, muito mais do que passar um projeto do papel para o computador, como era feito antes, hoje um bom cadista deve saber interpretar os mais variados tipos de desenho. "Uma das dificuldades encontradas no mercado de trabalho são pessoas que conseguem operar com muita facilidade o software, mas que não entendem nada ligado à construção civil e propriedades como elétrica e hidráulica, que são fundamentais para a profissão. Se a pessoa quer evoluir dentro de uma empresa, conhecimentos de engenharia e arquitetura são indispensáveis",

Currículo para um bom Cadista

Atribuições: elaborar desenhos de arquitetura, engenharia civil, geologia e outras áreas utilizando softwares específicos para desenho técnico; execução de plantas, cortes, fachadas, projeções, vistas, cotas, tolerância e perspectivas; criação de detalhamentos de instalações hidrossanitárias e elétricas e de desenhos cartográficos; desenvolvimento de projeto para aprovação em prefeitura.

Formação: normalmente os cadistas são formados em técnica de edificações, mas podem também se profissionalizar por meio de cursos livres de desenho ou de softwares CAD. Há ainda extensões universitárias e até pós-graduação nessa área para profissionais de arquitetura e engenharia civil.

Aptidões: além da formação específica do software, são exigidas competências que permitam interpretar projetos existentes, calcular e definir custos do desenho, analisar croquis e aplicar normas de saúde ocupacional e normas técnicas ligadas à construção civil, podendo-se atualizar o desenho de acordo com a legislação.


Oportunidades de trabalho: principalmente no segmento da construção civil, em escritórios de engenharia e arquitetura ou de forma autônoma. Os cadistas também podem dar apoio a projetos paisagísticos e urbanísticos, além de desenvolver projetos 3D de móveis e outros produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário