SISTEMA PNEUMÁTICO
Semelhante ao sistema hidráulico, o pneumático se caracteriza pela utilização de gás (geralmente ar) ao invés de fluído, sendo que neste sistema é a compressão do ar que faz a força do movimento dos pistões ou eixos. Ele é puxado para dentro de um compressor e, então, forçado através de tubulações e direcionado para diferentes ferramentas que cumprirão as suas funções.
O sistema pneumático é bastante empregado em equipamentos de uso manual e maquinários que realizam movimentos repetitivos e sua principal característica é a expulsão do ar durante o uso, não sendo reutilizado novamente como no caso do fluído no sistema hidráulico, ou seja, para que ele realize mais trabalho, é preciso injetar mais ar.
Linhas de montagem costumam utilizar frequentemente esse sistema, que atende uma ampla gama de ferramentas manuais, como: furadeiras, talhadeiras, britadeiras, martelos, parafusadeiras, entre outros.
Um sistema inteligente e que atua em diferentes tipos de trabalhos, como: fixar, levantar, alimentar, lixar, rosquear, pulverizar, pintar, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário