O PENSAMENTO POSITIVO ESTÁ PARA ALÉM DE APENAS PENSAR POSITIVO
Tanto a nossa felicidade como o nosso sucesso, dependem da nossa capacidade de pensar positivamente e criar situações positivas. No entanto, a caminhada para uma atitude positiva e pensamento positivo pode ser um caminho que necessita muito do seu querer, motivação, esforço consciente e implementação de estratégias que suportem a sua decisão. A conquista do nosso bem estar por vezes passa por conseguirmos elevar-nos, distanciar-nos e estruturarmos uma solução mesmo perante a adversidade, dificuldades, dor emocional, ou retrocessos na vida.
O pensamento positivo, pode estar presente mesmo numa situação de fracasso ou recaída. Por exemplo: Animando-se, energizando-se, resistindo, aguentando a barra, e perspetivando uma solução mesmo na presença da desvantagem ou dureza da situação que se enfrenta.
Da perspetiva da psicologia positiva, o pensamento positivo, está suportado por muito mais fatores do que apenas pensar positivo através de umas quantas afirmações positivas ou de capacidade. Sem dúvida, que na base e orientação da construção de uma estrutura mental positiva, está um diálogo interno construtivo virado para aquilo que pretendemos que aconteça. Mas, provavelmente a estratégia que mais importa implementar e solidificar, é a estruturação de uma sequência de ações que apoiadas por um raciocínio lógico e flexível, irão expressar as forças, valores, objetivos e crenças adaptativas da pessoa ou grupo de pessoas. As pessoas que conseguem pensar de forma otimista, construtiva, animada, e positiva, escolhem fazer um uso diferente do seu foco atencional. Aquilo em que cada um de nós se foca, influencia em larga escala a estruturação do pensamento e consequente utilização dos recursos mentais disponíveis, não para fugir à realidade, mas para criá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário