A perspectiva de 2 pontos de fuga tem 2 pontos que estão situados na linha do horizonte. São para esses pontos que haverão de convergir todas as linhas com exceção das perpendiculares ou outras oblíquas.
Passo a passo da construção da perspectiva de 2 pontos de fuga
Exercício Proposto: Desenvolver a perspectiva com dois pontos de fuga da construção abaixo, considerando que o observador encontra-se a uma distância de 6m e a altura do PV = 2,20m.
1º Passo: Desenhe a planta da construção com a inclinação que desejar.
2º Passo: Encontre o centro de gravidade da construção.
3º Passo: Trace uma reta perpendicular ao PLANO DO QUADRO partindo do centro de gravidade da planta da construção.
4º Passo: Defina a distância do observador marcando o ponto de vista (PV).
5º Passo: Partindo do PV, trace duas retas paralelas às fachadas da construção até encontrarem o LQ, onde definirão os dois pontos de fuga, PF1 e PF2.
6º Passo: Trace as duas linhas rebatidas: linha de terra (LT) e linha do horizonte (LH). A distância entre elas corresponde à altura dos olhos do observador.
7º Passo: Através das linhas perpendiculares ao LQ, projete os pontos de fuga, PF1 e PF2, sobre a LH, criando os pontos de fuga PF1’ e PF2’.
8º Passo: Através de linhas perpendiculares ao LQ, projete o ponto A sobre a LT criando o ponto a.
9º Passo: Desenha a fachada AD na LT.
10º Passo: Projete o ponto E da fachada, criando o ponto e.
11º Passo: Por a e e, puxe duas linhas até o ponto de fuga PF1’.
12º Passo: A ligação de PV ao ponto B da construção definirá sobre a LQ o segmento B’A que será a perspectiva da fachada AB.
13º Passo: Repita o procedimento para a fachada AD e a perspectiva da construção já estará pronta
14º Passo: Para desenhar a perspectiva do telhado, considerando que a cumeeira está no meio do vão, marque o centro do segmento AD criando o ponto T.
15º Passo: Repita com o ponto T o procedimento do passo 12.
16º Passo: Através de uma linha perpendicular a LT, prolongue o segmento ae (verdadeira grandeza) até que encontre com a a paralela LT com a altura igual a da cumeeira, criando o ponto V’.
17º Passo: Ao ligar o ponto V’ ao ponto de fuga PF2’ será criado o ponto v, que representa a altura da cumeeira em perspectiva.
18º Passo: Ligue o ponto v aos pontos e e h. Repita com o ponto U o procedimento do passo 15 para determinar o comprimento da cumeeira. Ligue o v ao ponto de fuga PF1’, criando o ponto u.
19º Passo: Para finalizar, ligue o ponto u ao ponto f.
Nenhum comentário:
Postar um comentário