Válvulas Pneumáticas – Conheça suas funções
A válvula é um componente do circuito pneumático destinada a controlar a direção, pressão ou a vazão do ar comprimido. Saiba que elas podem ser de controle direcional de 2, 3, 4 ou 5 vias, ou ainda de pressão e de bloqueio, reguladores de vazão, com vários tipos de atuadores. Os comandos pneumáticos podem ser subdivididos em elementos de comando, elementos de sinais e os elementos de trabalho.
Vale citar que as válvulas pneumáticas circulam o ar ao longo de um enorme sistema pneumático possibilitando ou inibindo o fluxo de ar sob a pressão, em que a força é usada para alimentar um dispositivo. Como as válvulas podem ter vários números de entradas de ar, que criam diversos padrões de escoamento, saiba que as válvulas recebem a classificação de acordo com a quantidade de portas que elas têm e ainda os caminhos de fluxo que elas desenvolvem.
Saiba que além disso, como podem mover o ar de diversas formas, as válvulas pneumáticas podem se adaptar a vários tipos de aplicações. Exceto as válvulas direcionais tradicionais, existem mais válvulas direcionadas a fins específicos, como por exemplo, válvulas tipo regulador de ventilação, regulador de pressão e válvulas de agulha. As válvulas de ventilação e pressão auxiliam no controle de pressão, e as válvulas de agulha ajudam no controle do fluxo dentro de um sistema pneumático.
As válvulas pneumáticas podem ser usadas para as mais diversas aplicações, como as leves, exigentes e pesadas e conta com diversas funções. Os motores básicos podem ser associados com engrenagens planetárias, dentadas ou ainda sem fim para receber em regime de revolução e momento torsor pretendido. A válvula pneumática pode ser usada para o acionamento de outra válvula ou de cilindro. Saiba que as válvulas pneumáticas podem ter o seu acionamento realizado por meio mecânico, muscular, servo-piloto ou eletro-imã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário